boletim epidemiológico

Em uma semana, Santa Maria teve 553 casos positivos para Covid-19

18.355

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Imagem: Reprodução

O município de Santa Maria tem enfrentado dificuldades na divulgação de dados epidemiológicos da pandemia da Covid-19 nos últimos dias. Há três dias, a prefeitura não confirma novos casos e mantém o número de casos ativos em 99, o que não representa a realidade. A principal justificativa é a instabilidade do sistema do e-SUS, de responsabilidade do governo federal e que foi alvo de ataques hacker em dezembro.

Com muita procura e pouco material, laboratórios mudam a rotina na testagem da Covid-19

Em entrevista à CDN, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), reconheceu o problema. Ele garantiu que os dados são de conhecimento da Secretaria de Saúde, mas há dificuldade na publicação à população.

- Todos os dias aumenta muito o número de pessoas positivadas. O pessoal está vendo o sistema. Estamos procurando atualizar todos esses dados. Mas dou uma tranquilidade para a população, por que em hipótese alguma a prefeitura vai sonegar os dados - afirmou o prefeito, que disse que o problema será resolvido em breve.

O boletim epidemiológico atualizado, de segunda-feira, aponta 47.401 casos confirmados, mesmo número de sexta-feira. O mesmo dado também não foi atualizado entre 9 e 12 de janeiro, quando estacionou em 46.595. Nos dois dias seguintes, foram acrescentados mais de 800 casos. O número de casos ativos atual informado pela prefeitura é de 99. Casos ativos são de pessoas que contraíram o vírus e ainda estão com ele no corpo com capacidade de transmissão, ou seja, não são considerados recuperados. O número informado é baixo em comparação ao total de casos confirmados na última semana, que é de 1.334 segundo o Observatório de Informações em Saúde da UFSM. 

Vacinação contra a Covid-19 com hora marcada tem alta procura em Santa Maria

O secretário de Saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas, apontou a demora no resultado dos testes como outro fator que pode dificultar a contabilização de casos ativos. Atualmente, há um direcionamento de exames dos casos mais urgentes para análise na Universidade Franciscana, onde o tempo de resposta é menor. As demais amostras são enviadas para análise no programa Testar RS, que também teve a demanda aumentada em janeiro e acaba demorando mais tempo para confirmar o diagnóstico:

- Está um pouco mais demorado, pois não é só Santa Maria que está enviando para o Testar RS, é todo o Estado, e aumentou muito - afirma Ribas.

Para comparação, outros município da região, com população menor, registram mais casos ativos do que Santa Maria. São Gabriel, com cerca de 60 mil habitantes, tem 798 casos ativos em atualização mais recente. São Francisco de Assis, com cerca de 20 mil habitantes, contabiliza 213 - bem acima dos 99 de Santa Maria.

O QUE DIZ A PREFEITURA
De acordo com a prefeitura de Santa Maria, entre 7 a 14 de janeiro de 2022 foram realizados 1.313 testes Covid-19 via rede pública de saúde. Desses, 553 tiveram resultado positivo.

Via assessoria, o Executivo disse que "os números refletem parte da realidade local, uma vez que, em função da grande demanda, os laboratórios particulares e os demais públicos não conseguem notificar os casos em tempo. Além disso, o e-SUS segue apresentando instabilidade". 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: vacinação contra Covid-19 em Santa Maria completa um ano

Próximo

ribas

Saúde